Minilia

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A História Perdida Do Cartucho Preto Do Pokemon

ATENÇÃO: Não continue lendo este post se você estiver sozinho em casa, de noite e com as luzes apagadas. Você foi avisado.


Essa história circula pela internet a algum tempo, ninguém sabe exatamente sua origem nem sua veracidade. Não é uma história de terror, nem nada sobrenatural acontece, tudo que é contado pode ou poderia de fato acontecer.


Eu já conhecia essa história há pelo menos uns 2 anos, mas recentemente eu reencontrei com ela e resolvi traduzir para que vocês possam conhecer também. Se você não repassar essa mensagem, não se preocupe, nada vai acontecer


Para entrar no clima, sugiro fortemente que você de o play na música abaixo, ela é longa o bastante pra tocar durante toda a leitura do texto.


 


Eu sou o que vocês podem chamar de colecionador de hacks de Pokemons. Pokémon Diamond & Jade, Chaos Black, etc, é incrível a variedade de hacks de Pokemon que você encontra em lojas pequenas de games, sebos e afins.


Normalmente os jogos são divertidos, mesmo que alguns sejam quase impossíveis de jogar (e de fato, muitos são), os erros de tradução e a péssima qualidade fazem deles jogos involuntariamente engraçados.
SE ARRISCA A CONTINUAR LENDO?


A maioria desses jogos eu consegui, inclusive, encontrar roms na internet, com exceção de um que nunca encontrei nenhuma informação sobre ele. Eu havia comprado-o num sebo aproximadamente 5 anos atrás.




Essa é uma foto que eu tenho do cartucho, caso alguém um dia o encontre. Infelizmente quando me mudei, cerca de 2 anos atrás, eu o perdi, por isso não tenho nenhum screenshot do jogo. Desculpe.


O jogo começava com a clássica introdução com um Nidorino e um Gengar do Pokemon Red e Blue. Porém, a tela “Press Start” tinha sido alterada. O Ash estava lá, mas os pokemons não ficavam aparecendo. Também aparecia “Black Version” logo abaixo do logo “Pokemon”.


Selecionando “New Game” o jogo começava com o professor Carvalho falando com você e rapidamente se tornava evidente que se tratava de uma cópia do Pokemon Red.


Após selecionar seu pokemon inicial, se você olhasse na sua lista de pokemons, você teria, além do Bulbassauro, Charmander ou Squirtle, um outro pokemon: “GHOST”


Ele estava no level 1, tinha a imagem dos pokemons Ghosts encontrados na Torre de Lavender Town antes de obter o Sliph Scope. Ele também só tinha 1 ataque chamado “Curse”. Eu sei que realmente existe um ataque com esse nome mas esse ataque não existia na primeira geração dos jogos Pokemon, então parecia que alguém tinha hackeado esse ataque pra esse jogo.


Os pokemons rivais não conseguiam atacar o Ghost, dizia-se apenas que “ele está muito assustado para se mover”. Quando o ataque curse era usado em batalha, a tela ficava preta. A voz do pokemon podia ser ouvida, mas era distorcida. A um tom muito mais baixo que o normal. Em seguida, a tela de batalha retornava e o pokemon havia sumido. Se o ataque fosse usado em uma luta com outro treinador pokemon, quando a tela de batalha voltasse, as pokebolas no canto representando os pokemons do treinador teriam uma pokebola a menos.


Isso implicava que o pokemon havia morrido.


O que era ainda mais estranho é que após derrotar todos os pokemons do treinador e ter aparecido a frase “Ash recebeu $200 por ter vencido!”, o menu de batalha reaparecia. Se selecionada a opção “Run”, a batalha encerrava como geralmente acontecia em outras versões. Mas você podia selecionar “Curse”. Se o fizesse, após retornar para continuar explorando o mundo, o treinador não apareceria mais no lugar onde estava, e após deixar a área e voltar, na posição onde o treinador deveria estar aparece uma tumba, como as da cidade de Lavender Town.


O ataque curse não era sempre usável, ele falhava contra pokemons do tipo fantasma e também falhava contra treinadores que você precisasse lutar mais de uma vez, como Gary e Giovanni. Mas era usável na sua ultima batalhe contra eles.


Percebi que essa era a ideia do jogo, permitir que você usasse o, até então, incapturável Ghost, e como o ataque curse deixava tudo ainda mais fácil, eu essencialmente usei apenas ele durante todo o jogo.


O jogo mudou um pouco depois de derrotar a Elite Four. Após ver o hall da fama que consistia basicamente do Ghost e alguns subutilizados pokemons, a tela novamente ficava preta. Uma caixa apareceu com a frase “Muitos anos depois…” e então é cortada a cena para Lavender Town, um velho estava la, olhando as tumbas. E você percebe que esse velho é seu personagem


O homem se move a metade da velocidade normal, e você não possui mais nenhum pokemon. Nem mesmo Ghost, que até aquele ponto era impossível de remover da sua party, mesmo tentando deposita-lo no PC. O mundo está totalmente vazio, sem absolutamente ninguém. Continuava, entretanto, as tumbas dos treinadores em quem você usou o ataque curse.


Você podia ir a qualquer parte do mundo nesse ponto, com exceção de alguns lugares que dependiam de HMs para chegar, já que você não possui mais pokemons. E independentemente de onde você fosse a musica de Lavender Town tocava indefinidamente em um loop infinito (nota do tradutor: essa musica de fundo que você está ouvindo agora ). Após andar muito, percebi que se você fosse até a caverna dos Diglets, um dos arbustos que geralmente bloqueiam o caminho e você precisa usar CUT para passar, estava aberto. Permitindo que você continuasse a andar em diração a Pallet.


Entrando na sua casa e subindo até o ponto exato onde o jogo começou a tela fica novamente preta.


Então, uma foto de um caterpie apareceu seguido do weedle e então um pidgey. Logo eu percebi que se tratavam dos pokemons a quem eu tinha usado o ataque curse.


Após aparecer os pokemons do Gary, um Youngster apareceu, seguido de um Bug Catcher e assim por diante. Esses foram os treinadores em quem usei curse.


Durante toda apresentação, a música de Lavender Town continuava tocando de fundo, mas reduzindo paulatinamente seu tom. Por volta do momento em que Gary aparece, a música já tinha um tom bem demoníaco.


Outra tela preta apareceu. Alguns momentos depois uma batalha pokemon tem inicio, seu personagem possui uma imagem de um velho, como o daquele que te ensinou a capturar pokemons em Viridian.


Do outro lado, aparece Ghost, junto com a frase “GHOST quer lutar!”.


Você não pode usar itens nem tem pokemon para lutar, se tentasse fugir, aparecia a mensagem “Você não pode escapar”. A única opção era lutar.


Escolher lutar levaria imediatamente a usar o ataque Struggle, que não afeta Ghost, mas tira um pouco do seu HP, na vez de Ghost, ao invés de atacar, simplesmente aparecia a mensagem “…”. Eventualmente, quando seu HP chega a um ponto critico, Ghost finalmente usa Curse.


A tela fica preta pela última vez.


Não importa quantas vezes e quais botões você aperte, a tela fica travada toda preta, nesse ponto, a única coisa que você pode fazer é desligar o Game Boy. Quando você liga novamente, a única opção é “New Game”, o save anterior foi apagado.


Eu joguei esse pokemon várias e várias vezes, e todas as vezes o jogo encerra desse modo. Por varias vezes eu se quer usei o Ghost, mesmo não sendo possível remove-lo da party. Nesses casos, não eram exibidos nenhum pokemon ou treinador no final do jogo e simplesmente corta para a batalha contra Ghost.


Não estou certo de quais motivos levaram ao criador fazer este jogo, não foram feitas muitas cópias desse jogo, o que indica que não foram razões financeiras. E o jogo foi muito bem feito pra ser um mero passatempo.


Parece que ele estava tentando transmitir uma mensagem. Apesar de parecer que fui o único a recebe-la. Não estou totalmente certo sobre qual foi a mensagem (A inevitabilidade da morte? Talvez tivesse apenas tentando adicionar um pouco de terror e morbidez em um jogo para crianças). Apesar disso, esse jogo infantil me deixou pensativo, até me fez chorar.




Fonte : http://www.nerddogueto.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...