O que me contaram, e pra mim era o suficiente pra fugir deles, era que se a gente virasse de ponta cabeça aparecia a imagem do diabo! A casa que o possuísse estava amaldiçoada.
Minha mãe nem deixava a gente ficar debatendo muito assuntos do oculto. Nem propagar boatos de origem duvidosa...
SE ARRISCA A CONTINUAR LENDO?
Só agora, nesse mundão de informações desnecessárias que é a internet me deparei novamente com esse mito. A historinha é mais ou menos a mesma, mas mais aprofundada.
Bruno Amadio, que também assinava como Giovanni Bragolin e alguns outros pseudônimos, foi um pintor italiano que nasceu em 1911. Durante o regime de Mussolini refugiou-se na Espanha onde executou suas telas conhecidas como "Crying Boys".
Ao todo seriam 27 quadros com crianças chorando e um olhar melancolicamente distante. O enorme sucesso internacional fez com que incontáveis reproduções e imitações fossem vendidas a partir da década de 1970.
Com biografia pouco conhecida, (teria falecido em 1981), comentasse de tudo! Até que seus modelos foram crianças de um orfanato que se incendiou, ou vítimas de rituais macabros.
E o principal: Na miséria, o artista teria feito um pacto com o tinhoso para conseguir êxito de suas obras!!!
Como toda boa lenda urbana, está ancorada por possíveis aparições em conhecidas mídias. “DIZEM que o pintor apareceu no Fantástico pedindo para que quem tivesse suas telas as queimassem!”, ou “O The Sun TERIA descoberto as mensagens satânicas subliminares...”, etc.
Segundo esta página (em inglês), os boatos teriam começado em 1985 quando um incêndio destruiu totalmente um lar de Rotherham, Sul de Yorkshire (Inglaterra). Teria restado intacto apenas um dos quadros de Bragolin, o que foi suficiente para sensacionalista The Sun deitar e rolar.
O garoto seria Don Bonillo, um menininho que o artista conheceu em 1969, aos prantos numa praça pública. Ele o levou pra casa, alimentou e pintou seu retrato tornando-se amigos, mesmo sem a criança falar uma só palavra.
Até que ao receber a visita de um padre, foi avisado de que a criança era sobrevivente do incêndio que vitimou toda a família, e teria se tornado mudo desde então. Alertou para não receber mais o garoto, pois várias pessoas relataram que suas casas pegaram fogo na sua presença.
Tempos depois, o próprio atelier também foi consumido pelas chamas o que fez Bragolin acreditar na praga e querer distância do guri. Mas enfim, não há registros oficiais de nada disso além do diz que me diz, mas a lenda da maldição é contada em todas as partes do planeta até hoje.
Dá pra contestar de várias formas até que óbvias. Por exemplo, se até o artista foi atingido pela urubaca, como que ele se dedicou a pintar dezenas de outras telas semelhantes?
E a gente vira seus quadros de tudo quanto é jeito e realmente pode ver o que se quiser. Assim como podem ser vistos hipopótamos ou fuscas ao se olhar as nuvens fofas de um céu azul!
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